últimas notícias

Colunas

1 14/07/2020 22:40

Semana passada, definimos o que é inflação, falamos sobre sua causa e seu efeito no mercado.  Agora, vamos sugerir formas de conviver com esse fenômeno sem empobrecer. A situação econômica brasileira que já não andava boa, com o advento da pandemia Covid-19, tem ficado cada dia pior.  Por isso você não pode vacilar com seu dinheiro e precisa fazer o melhor proveito possível dele.  Vamos às dicas!

Você já pegou um produto no mercado e quando viu o preço tomou um susto?  Comprou-o mesmo assim?  Lembre-se de que quase tudo possui um substituto.  Sabendo disso, você deve, sempre que possível, trocar um produto que está mais caro pelo seu substituto mais barato.  Agindo dessa forma você não desequilibra o seu orçamento.  Como exemplo, dessa vez, usaremos um produto que não falta na mesa do brasileiro: o feijão.  Ele possui uma diversidade de tipo, como: fradinho, carioca, de corda, branco, preto, etc. O feijão ainda pode ser alternado por outros tipos de grão, como grão de bico, lentilha, ervilha, etc. Nós, consumidores, precisamos ter consciência do poder que temos na regulação do preço.  Veja bem, o que você acha que aconteceria se os consumidores deixassem de comprar o feijão carioca porque o preço aumentou e comprassem o feijão preto por estar mais barato?  Fatalmente ocorreria o seguinte: o dono do supermercado não compraria do produtor do feijão carioca porque não conseguiu vender devido ao elevado preço.  E, se esse produtor não tiver quem compre seu produto, ele será obrigado a baixar o preço, pois senão o produto vai estragar.  Viu sua importância como consumidor?  Pois então, faça-a valer. Toda vez que perceber que o preço está acima do esperado, tente substituir o produto.  Isso ajudará regular o preço.

Você já deve ter sentido que o preço dos produtos tem aumentando com frequência maior ultimamente, não é?  Para reduzir esse impacto no seu bolso, tente fazer uma única compra e no início do mês, independente de como você for comprar: aplicativo, WhatsApp ou presencial.  Isso também reduz o risco de contaminação do Covid-19. E, toda vez que você ouvir que o preço de um produto vai subir, como o do gás de cozinha, tente comprá-lo antes.    Dessa forma, você precisa ficar muito bem informado para não perder as oportunidades.  Outra tática muito usada para economizar é fazer uma cotação de preço antes de ir às compras.  Isso faz com que você premie o empresário que vende mais barato, por outro lado, desestimule quem cobra caro. 

E quanto aos seus ganhos?  Você terá que cuidar deles o melhor possível.  Pois, apesar dos preços estarem subindo, a grande maioria da população só tem sua receita reajustada no próximo ano. Portanto, você terá que fazer o milagre da multiplicação para que ele renda mais.  Se o que você ganha é o suficiente para pagar suas contas, adote as dicas acima para comprar melhor.  E, se ainda sobrar algo, não deixe o seu dinheiro parado na carteira ou no banco.  Faça uma aplicação imediatamente em algo que tenha rendimento superior a inflação, pois só assim você não perde dinheiro.  Acredite, não é só porque você aplicou que está lucrando, o seu investimento precisa render mais que a inflação!  Por isso é importante você saber dos indicadores da inflação para saber ajustar seu orçamento e aplicar melhor seu dinheiro.

Acima aconselhamos ações para você se proteger da inflação, pois com elas você pode economizar e/ou ter algum rendimento real.  Se já está difícil ter dinheiro para pagar as contas, imagine aplicar?  Pode parecer muito difícil, mas não é impossível!  Se você tiver disciplina, foco e aplicar o orçamento em casa, além das dicas acima, pode sim sobrar algum extra.  Esse valor pode ser pequeno, mas é de pouquinho em pouquinho que a galinha enche o papo!  Semana que vem iremos aprofundar o nosso conhecimento sobre o tema “investimento”. Assim você verá como é possível multiplicar o que você tem, independente de quanto seja.  Até semana que vem, e venha preparado para arregaçar as mangas caso deseje ter um futuro melhor!


Categorias

 Meu DinDin - Como realizar seus sonhos 






Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.