Esportes

06/04/2026 09:06

Mudanças incluem limite de tempo em substituições, reposições mais rápidas e ampliação do uso do VAR

A FIFA confirmou um pacote de mudanças nas regras do futebol que devem ser aplicadas na Copa do Mundo de 2026, que será realizada de forma inédita em três países: Estados Unidos, Canadá e México. As alterações foram divulgadas com o objetivo de acelerar o ritmo das partidas e reduzir interrupções durante os jogos (Veja aqui)

Entre as principais medidas está o controle mais rígido no momento das substituições. A partir do torneio, jogadores que forem substituídos terão até 10 segundos para deixar o campo. Caso esse tempo seja ultrapassado, o atleta que entraria em seu lugar deverá aguardar um minuto para participar da partida, deixando a equipe temporariamente com um jogador a menos.

Outra mudança atinge diretamente as reposições de bola. Laterais e tiros de meta deverão ser cobrados em até cinco segundos após a autorização do árbitro. Se houver atraso, a posse de bola poderá ser revertida para o adversário ou transformada em escanteio, dependendo da situação.

O protocolo médico também passou por ajustes. Jogadores que receberem atendimento dentro do campo precisarão sair e só poderão retornar após um minuto. A exceção ocorre em lances que resultem em cartão disciplinar, quando o retorno pode ser imediato. A medida busca reduzir interrupções frequentes durante as partidas.

O uso do árbitro de vídeo, o VAR, também será ampliado. A tecnologia poderá atuar em lances envolvendo a aplicação de segundo cartão amarelo, evitando expulsões consideradas equivocadas, além de revisar decisões relacionadas à marcação de escanteios, o que não era permitido anteriormente.

De acordo com a entidade, as mudanças seguem uma tendência já observada em competições recentes, como a ampliação do tempo de acréscimos vista na Copa do Mundo de 2022, e fazem parte de um conjunto de medidas para tornar o futebol mais dinâmico e com menos paralisações ao longo dos jogos.

Redação: Vale FM







RedeRBR
Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.