Notícias

1 15/03/2019 08:00

Secretaria de Educação do município continua responsável pela parte pedagógica e a administração, a disciplina dos alunos será com os militares

Cristina Pita

A Escola Municipalizada Polivalente de Conceição do Almeida está sendo preparada para adotar a disciplina do Colégio da Polícia Militar (CPM) ainda este ano. Na tarde desta quinta-feira (14/3), o Prefeito Ito de Bêga (PSD) e a secretária de Educação do município, Joanice Almeida, se reuniram com o Tenente Luiz Fernando dos Santos, multiplicador do Vetor Disciplina nas escolas da região, e o Sargento Edson, da Polícia Militar, com a promotora de Justiça Sônia Orlandini Suga e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Nino de Osaná, para discutir a futura implantação da disciplina do CPM (Colégio da Polícia Militar) para a escola do Município.

A implantação da disciplina Militar só será possível através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a Prefeitura e a Polícia Militar (PM-BA). Para tanto, o prefeito  Ito de Bêga, dará entrada, nesta sexta-feira (15/3), ao protocolo no Comando da PM, solicitando a implantação do sistema CPM no município. 

De acordo com o comando geral da PM na Bahia, cerca de 10% dos municípios do estado já aderiram ao projeto de implantar o modelo disciplinar dos Colégios da Polícia Militar em escolas públicas municipais, lançado em meados do ano passado. No Recôncavo Baiano, os municípios de Cachoeira, Muniz Ferreira,Maragogipe e Governador Mangabeira já aderiram ao sistema CPM, além de mais 40 municípios da Bahia.

Segundo o Prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga, o objetivo da reunião serviu para articular a implantação da Filosofia Disciplinar Militar na Escola Municipalizada Polivalente, que retoma as aulas regulares no próximo dia 18.

Após ser firmada a cooperação técnica, apenas o sistema disciplinar do CPM será implementado e contará com o trabalho de um diretor, um coordenador e quatro tutores  que ajudarão na disciplona escolar. "Vamos dar entrada no protocolo e o prazo é de até 90 dias", explicou o prefeito.

Essa gestão compartilhada traz uma série de mudanças que vão contribuir na formação dos estudantes. Com a implantação do Sistema de Ensino da rede CPM, a escola passa a ter uma direção compartilhada entre o diretor escolar, encarregado das questões administrativas e pedagógicas, e o novo diretor disciplinar, responsável pela disciplina dos alunos.

Essa cooperação tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento da educação municipal, cujos aspectos subsidiarão uma aprendizagem mais efetiva, por meio da disciplina e do estímulo à cidadania. “Vai fortalecer a escola e a disciplina e trará segurança para todos. Já está sendo implantado em 40 municípios da Bahia. Vamos solicitar essa parceria e espero contar com a compreensão da comunidade nesse novo projeto para o Polivalente”, destacou o prefeito Ito de Bêga.

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.