Notícias

1 18/06/2019 20:00

A unidade em Santo Antônio de Jesus funciona no HRSAJ, de segunda a sexta, das 7h às 17h

Cristina Pita

O Centro de Hemoterapia de Santo Antônio de Jesus - Hemosaj está fazendo um alerta referente a baixa quantidade de bolsas de sangue em estoque. 

Localizado no Hospital Regional (HRSAJ), a coordenação do Hemosaj convoca os doadores de todos os tipos sanguíneos para reforçar e garantir o estoque de sangue no local por conta dos festejos juninos que acontecem na região a partir desta semana. O Hemosaj funcioba das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta.

O coordenador do HemoSaj, o médico Gil Cardoso, informou, durante entrevista à Rádio Andaiá FM, na manhã de hoje (18/6), que o número de doadores está abaixo do necessário para o atendimento das demandas. “Sangue é essencial. Todo momento tem acidentes, toda hora necessitamos de sangue. Sangue não é uma coisa eletiva, mas é emergencial. Nesse período junino o banco de sangue será muito usado porque são vítimas de queimaduras e acidentes. Mais do que nunca é necessário que nessa época tenha um estoque de sangue relativamente bom”, afirmou.

O nível do estoque de sangue do Hemosaj está baixo para esse mês de junho. "Precisamos de novas doações. Que a população de Santo Antônio de Jesus e região compareça com urgência na unidade para realizar doações ,que ajudarão muitas vidas", lembrou o médico.

Campanha

Por conta do baixo estoque de bolsas de sangue, o Hemosaj está realizando uma campanha para captar doadores de sangue. De acordo com o coordenador do Hemosaj, é preocupante o baixíssimo nível de bolsas de sangue no estoque. “Últimamente o estoque nunca esteve tão baixo. A preocupação de todo Hemoba em nível de Bahia, em geral, é proclamar a população para ir fazer a doação de sangue principalmente nesse período”, reforçou.

Ainda de acordo com o o médico Gil Cardoso, a demanda de doações no período da manhã é maior que pela tarde. “Pela manhã temos uma demanda de doações maiores e pela tarde ficamos lá obsoletos porque aparem poucos doadores. A doação de sangue é tão simples que todas as pessoas que doam retornam para doar novamente, além do mais o sangue melhora, as pessoas vão fazer vários exames laboratoriais e recebem os resultados em 10 dias”, assegurou.

PARA DOAR

Para doar sangue o voluntário deve pesar acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e ter idade entre 16 e 69 anos. O Hemosaj está instalado no HRSAJ e funciona nesta semana em horário normal, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h, parando apenas para o feriado, na quinta, dia 20.

"É necessário estar descansado, ou seja, ter dormido pelo menos 6h, nas últimas 24h, e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação", orientou o coordernador do Hemosaj.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.