Notícias

1 21/02/2020 19:52

Com o Carnaval oficialmente iniciado em Salvador na quinta-feira (20/2), as ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para garantir a ordem nos três circuitos da festa também começaram. Quem passa pela Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, e pelo Porto da Barra, dois dos maiores acessos ao Circuito Dodô (Barra/Ondina), por exemplo, encontra agentes da Polícia Militar realizando a operação de revista dos foliões a partir dos Portais de Abordagem. 
 
No total, são 42 portais distribuídos pela festa. Antes de ter acesso ao desfile de trios elétricos, blocos e camarotes, homens e mulheres passam por uma revista, em que seus objetos pessoais são verificados para evitar a entrada de armas de fogo ou brancas e objetos perfurocortantes que ofereçam riscos de incidentes violentos. 
 
De acordo com o supervisor dos Portais de Segurança, tenente-coronel André Borges, objetos como chaves de fenda, facas de cozinha e pentes que podem se assemelhar a um canivete são recolhidos durante as revistas. "Nós não permitimos o acesso de tudo aquilo que representa risco para o folião e para quem vem se divertir dentro do circuito”, explica. 
 
Além disso, este ano, todos os portais possuem câmeras de reconhecimento facial e funcionam 24 horas. “Com essa medida, nós estamos monitorando 24 horas, todos os dias do Carnaval, ininterruptamente, visando garantir a segurança de todas as pessoas que vêm para os circuitos”, completa
 
São 300 câmeras instaladas nos circuitos, posicionadas em pontos estratégicos de ruas, avenidas e estações de transporte público. As imagens são acompanhadas por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviam imagens em tempo real para o COI. 
 
Reconhecimento facial 
 
Dentre as câmeras, 84 possuem sistema de reconhecimento facial. O superintendente de Gestão Tecnológica da SSP, coronel Marcos Oliveira, lembra que, apesar de relativamente novo, o sistema foi reconhecido como exitoso, inclusive em outros países.  “Em 2019, foi um desafio para a gente lançar câmeras de reconhecimento facial nos circuitos da folia e foi uma iniciativa de sucesso, bastante noticiada mundo afora. A partir dali, aprimoramos o uso dessa tecnologia e o desafio agora é colocar isso em todas as entradas da festa”, informou o gestor.
 
Desde que foi implantado, em dezembro de 2018, o sistema de reconhecimento facial auxiliou nas prisões de 134 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto.  
 
Investimento
 
Para o Carnaval 2020, o Governo do Estado, por meio da SSP, investiu cerca de R$ 45 milhões na segurança da festa. Além do investimento em tecnologia, a operação inclui um esquema de policiamento com um efetivo de 27 mil policiais, mil a mais que em 2019. No total, 70 postos de segurança estão distribuídos nos três circuitos em Salvador. As ações envolvem a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT). 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.