Notícias

1 08/04/2020 09:41
Fósseis de plantas e animais do período Cretáceo, há 130 milhões de anos, foram coletados na Ilha de Itaparica, e de acordo com o pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Téo Oliveira, o estudo começou em 2011 e tem como objetivo conhecer mais sobre os organismos que viveram neste período na região. 
Os maiores exemplares coletados na Ilha são peixes. Alguns, segundo o pesquisador, possivelmente são espécies novas. “A maior parte dos espécimes que coletamos são peixes, mas também coletamos algumas plantas não identificáveis devido ao processo de fossilização pelo qual passaram, invertebrados como ostracodes (crustáceos de tamanho diminuto) e coprólitos (fezes fossilizadas, provavelmente de outros peixes). Entre os peixes que coletamos estão celacantos da espécie Mawsonia gigas. Os maiores podiam chegar a 6 metros de comprimento, mas nossos espécimes deviam ficar por volta dos 2 a 3 metros. Também coletamos vários espécimes de Cladocyclus sp. e de Scutatospinosus itapagipensis. O mais bonito deles coletado por um morador da Ilha de Itaparica e doado para o Museu de Zoologia da UEFS”, relatou.
Os fósseis foram encontrados em rochas localizadas na Ilha de Itaparica. Téo Oliveira conta que o local foi escolhido para a pesquisa porque oferece material vasto para estudo. O trabalho envolve diversas fases. Após encontrar os fósseis, eles são removidos e recuperados. 
Os fósseis coletados são estudados para categorização e descrição. Alguns estão em exposição no Museu de Zoologia da UEFS e disponíveis para visitação de todo o público.
 
 
*Com informações do G1






Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.