Notícias

1 08/07/2020 09:45

O prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso, prorrogou o "lockdown" no município, com a proibição das atividades não essenciais e circulação de pessoas e veículos. A medida está em vigor desde o dia 2 deste mês e vale até o sábado (11).

A cidade também segue com o toque de recolher, em vigor desde o dia 4 de junho. A medida proíbe, das 19h às 5h, a circulação de pessoas e veículos nas ruas, exceto quem esteja a serviço e em casos de emergência.

Gandu registra grande crescimento de casos da Covid-19 nos últimos dias. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na terça-feira (7), a cidade tem o maior coeficiente de incidência de casos da doença por 100 mil habitantes em toda Bahia.

No total, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da cidade, foram contabilizadas 773 pessoas contaminadas pela Covid-19, com 456 curadas e 14 mortes.

O município ainda tem 303 casos ativos, que são pacientes infectados que ainda podem transmitir o vírus para outra pessoa.

"A gente tem a curva de contaminação que ainda é uma crescente. Isso é reflexo de duas semanas atrás, talvez a semana do São João. A janela imunológica, o aparecimento dos sintomas, leva de sete a 15 dias. O efeito de ontem, que ultrapassou 50 casos, foram coletas de pessoas que tiveram contaminação há duas semanas. Agora, o lockdown, a medida que está sendo abraçada, vai ter efeito daqui a uma ou duas semanas", explicou o prefeito Leonardo Cardoso durante transmissão na internet nesta terça-feira.

Durante o "lockdown" em Gandu, os únicos estabelecimentos com funcionamento permitido são farmácias, clínicas médicas, laboratórios, postos de combustíveis e serviços de delivery. Carros oficiais e de urgência e emergência também têm liberação para circulação.

"A medida está dando certo, está fluindo, dando efeito. É necessário se aproveitar esses três dias a mais, completar dez dias, e ter mais efeitos positivos lá na frente e derrubarmos com mais velocidade a curva de contaminação. [...] Gandu tem tido contaminação frequente e acelerada. Ainda temos número grande de atendimento diário. Lockdown é para barrar velocidade de contaminação e que a gente não tenha muitas pessoas doentes. Graças a Deus a comunidade tem abraçado essa medida", disse o prefeito







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.