Notícias

1 08/07/2020 08:30

Número de casos de Covid-19 no município preocupa

Cristina Pita

O prefeito de Santo Antônio de Jesus fechou as vias principais de acesso ao centro comercial da cidade desde ontem, terça-feira (7/7) para aumentar o isolamento social e conter o fluxo de veículos e pessoas no município. 

Apesar dos horários definidos de abertura e fechamento do comércio em decreto anterior, as pessoas ignoraram recomendações de isolamento social e circularam aglomeradas.

Com a medida mais rígida, ontem, o prefeito espera conter a circulação de pessoas na cidade por causa do coronavírus. O centro da cidade, por exemplo, registrou ontem pequeno movimento, com poucas pessoas nas filas das agências bancárias da Praça Padre Matheus.

O fechamento se deu pela interdição das vias de acesso e das avenidas principais, com alterações no trânsito. Os bloqueios serão realizados diariamente das 6h às 15h. Estão interditadas as ruas Gorgônio Jose de Araújo, Aurino Leal Sales, Tiradentes, Ver. João Delfino e Mons. Francisco Manoel da Silva. Também houve alteração de sentido na Trav. Sete de Setembro.

Além das interdições viárias, foi prorrogada a suspensão de qualquer atividade econômica, formal e informal, na cidade, só sendo permitido o funcionamento daquelas consideradas essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias e estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery, sem retirada no local, além de serviços de saúde.

Falando com a imprensa, Rogério Andrade demonstrou preocupação com o aumento do número de casos positivos para Covid-19 registrados em Santo Antônio de Jesus e com o desrespeito  às medidas, como o isolamento social como um todo. Até ontem (7/7), SAJ havia registrado 600 casos positivos, com 13 mortes.

FISCALIZAÇÃO

A prefeitura interditou na segunda (6/7) três estabelecimentos por descumprir as medidas estabelecidas em decreto. Uma loja de móveis, uma de utilidades e uma barbearia foram punidas por serem reincidentes no desrespeito ao cumprimento dos decretos.

Mais 30 profissionais foram recrutados nos últimos dias para integrar a fiscalização. Com isso, as ações estão sendo intensificadas em todo o comércio, feira livre e bairros, combatendo principalmente a prática de atendimento nas portas dos estabelecimentos, o que causa aglomeração.

OUTRAS AÇÕES

As barreiras sanitárias instaladas nos acessos à SAJ impediram, apenas na manhã de segunda (6/7), nove veículos de outros municípios que tentavam entrar na cidade fazendo transporte irregular de passageiros. Os veículos, de cidades como: Jaguaripe, Valença, Castro Alves, Presidente Tancredo Neves, Laje e Mutuípe, foram impedidos de entrar e tiveram que retornar aos seus municípios de origem.

O toque de recolher na cidade, das 20h às 5h, continua valendo e proíbe a circulação de pessoas no horário definido.  A prefeitura também iniciou na segunda, a semana intensiva de ações educativas contra a Covid-19 com distribuições de kits de proteção pessoal em diversos bairros da cidade. Equipes do CRAS Quilombola visitaram o bairro Urbis IV e distribuíram mais de 2 mil máscaras, álcool em gel 70° e sabonete líquido. Além disso, está sendo intensificado o trabalho de conscientização das pessoas para a importância do isolamento social.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.