Notícias

1 25/11/2020 06:02

As pessoas que têm algum tipo de dívida com instituições financeiras poderão renegociar a quantia e parcelar através da internet até o próximo dia 29 de novembro. A iniciativa é do Governo Federal.

Toda a negociação será feita através de uma plataforma, sem a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial. Atualmente, estão cadastradas na plataforma empresas de setores como operadoras de telefonia, de internet, transporte aéreo, comércio eletrônico, vestuário, água e energia.

A ação, segundo o governo, integra a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira que busca conscientizar os cidadãos sobre como lidar com o dinheiro. Além disso, o governo explicou que disponibilizar o serviço para que o cidadão possa renegociar as dívidas pode contribuir para a redução do endividamento do consumidor.

Como funciona?
 
Para solicitar a renegociação de dívidas é preciso acessar a plataforma do governo voltada para a iniciativa e fazer o cadastro, caso ainda não tenha. Em seguida, o cidadão deverá selecionar uma instituição financeira para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida".

Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. A resposta da instituição financeira sairá em até 10 dias.

Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário. Além disso, o cidadão terá até 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório. Além da renegociação, a plataforma disponibilizará palestras e eventos online sobre educação financeira com representantes do Governo Federal.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.