Notícias

1 26/02/2021 08:05

Cristina Pita, com reportagem de Tino Alves

A falta de segurança para cuidar da preservação do patrimônio e da proteção das pessoas em postos e unidades básicas de saúde em Santo Antônio de Jesus tem elevado o número de assaltos a pacientes e funcionários desses equipamentos públicos.

O mais recente aconteceu na última terça-feira (23/2) na Unidade de Saúde do Calabar e Urbis 1, onde o repórter Tino Alves, a bordo da Unidade Móvel da Rádio Andaiá FM, foi ao local ouvir usuários e funcionários na manhã desta sexta-feira (26/2).

Por não ter segurança, os portões de entrada ficam fechados, além disso, as portas dos fundos do posto não podem ser abertas porque há usuários de drogas pelas redondezas, o que preocupa funcionários, por medo do local ser invadido.

Uma das funcionárias do posto, de prenome Maria, que trabalha no turno da manhã e não estava no momento do assalto, contou que as colegas estavam na unidade por volta das 12h40 quando o suspeito entrou se passando por paciente. "Ele sacou a arma, abordou os funcionários e colocou todos que estavam no posto trancados na sala de coleta. Depois ele saiu de sala em sala abordando as pessoas, ameaçando a todos e pedindo celular e os bens que tivessem, A enfermeira estava na sala dela, a técnica de enfermagem na sala de coleta", contou.

Ela disse que trabalhou em outro posto de saúde, no bairro do Jardim Brasil, que também foi assaltado. Por conta do trauma, teve funcionária que não conseguiu voltar ao posto para trabalhar no dia seguinte. "Uma colega disse que é a segunda vez que ela passa por isso e não teve condições de voltar para trabalhar. A enfermeira teve a arma apontada para a cabeça está sensível e chorando muito.

Eles pedem a Secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus a presença de guarda municipal nos Postos de Sáude. "A gente poderá trabalhar mais tranquilo porque ele entrou no posto como se fosse um paciente, chamou, mas era um assaltante", lamentou. A UPA 24 Horas, na Urbis 3,  e na UPA Covid, na região da LBA, possuem a segurança feita por um guarda municipal.

Já foram alvo de assaltos os postos do bairro do Andaiá, Jardim Brasil, Avenida Esperança, CentroSAJ e Urbis 1.

 

 

 

 

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.