Notícias

1 15/05/2021 12:42

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) está mobilizada para garantir que grupos em vulnerabilidade social sejam vacinados contra o coronavírus dentro das prioridades já elencados pelo plano de vacinação. Assim, a instituição encaminhou na sexta-feira (14/5) um ofício endereçado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), à Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, à União dos Municípios da Bahia (UPB) e ao Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems).

Com o documento, a Defensoria procura informações sobre a  vacinação de catadoras e catadores de material reciclável. Tal preocupação considera que o serviço exercido por estes profissionais é essencial, possui impactos socioambientais, além de serem considerados prestadores de serviço público de limpeza urbana segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“A coleta seletiva, ao mesmo tempo que é trabalho e fonte de renda, é também um serviço de manejo de resíduos sólidos, atuando em prol da conservação ambiental. Devido às condições em que esse trabalho é exercido, e que catadores tem contato com materiais que foram manuseados por muitas pessoas, questionamos em que posição este grupo está na fila para a vacina, se estará, por exemplo, entre as pessoas que  realizam limpeza urbana ou entre as pessoas em situação de rua”, explica a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental, Nugam Kalliany Gonzaga.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.