Notícias

1 23/10/2021 15:23

Profissionais relatam que já tiveram que se proteger de balas enquanto lecionavam o curso de obstetrícia.

Elas precisaram desviar de balas em suas salas e viram o a explosão do centro de formação. Mesmo assim, as professoras de uma escola de Obstetrícia do Afeganistão querem continuar sua missão pelo bem-estar de mães e bebês.
Em um país onde menos de 60% dos partos são supervisionados por profissionais da saúde, as parteiras de Maidan Shar, um reduto talibã na província central de Wardak, pedem ao novo governo que possam trabalhar em paz.
Leia mais:
 
"Faço meu trabalho por um senso de humanidade e patriotismo, e porque sinto a necessidade de servir minha comunidade e os membros mais oprimidos da nossa sociedade: mulheres e crianças", disse a professora Shafiqa Bironi, de 52 anos, à AFP.

"Nossa demanda agora é que os talibãs ofereçam um espaço aberto e seguro para as mulheres para que, pelo menos, sejamos capazes de ajudar outras mulheres", insiste.
 
A Escola Comunitária de Educação em Obstetrícia em Maidan Shar já formou 181 profissionais no acompanhamento da gravidez e do parto.
Hoje, acolhe 25 alunas que devem se formar em maio de 2022, após dois anos de estudos interrompidos pela violência e pela pandemia da covid-19.

Em sua sala de aula, coberta de cartazes sobre ovulação, parto, ou higiene feminina, alunas de blusa e hijabs se debruçam sobre manequins pedagógicos.

"Foi muito difícil", reconhece a diretora do curso, Khatool Fazly, cujo escritório ainda apresenta buracos de bala. "Havia, literalmente, combates todos os dias", acrescenta.

O centro se viu, algumas vezes, pego no fogo cruzado entre os talibãs e as forças do antigo governo. Não foram poucas as vezes que professoras e alunas tiveram de se proteger das balas.

Em 2013, a antiga escola foi completamente destruída por uma explosão dirigida a uma prisão, onde prisioneiros talibãs estavam detidos.

 

 

 

*France Presse (AFP)

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.