Notícias

1 14/01/2022 09:38

O baricitinibe é indicado para casos graves ou críticos e o sotrovimab (foto) para pacients sem quadro clínico grave

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quinta-feira (13) a recomendação de dois medicamentos para o tratamento da Covid-19. O  baricitinibe passa a ser recomendado para pacientes em estado grave ou crítico. Já o anticorpo monoclonal sotrovimabe deve ser usado em pacientes que não apresentam quadros clínicos graves. A decisão tem como base estudo do Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes da OMS.

Os efeitos da Covid-19 no corpo podem ser divididos em duas fases. A primeira consiste na fase viral, que reúne sintomas comuns de outras viroses, como dor no corpo, dor de cabeça, coriza, mal estar e febre.

Conforme a doença avança, por volta do sétimo dia da infecção, tem início a fase inflamatória. Quando exacerbada, a inflamação pode levar ao agravamento dos quadros clínicos. O medicamento baricitinibe, utilizado no tratamento de artrite, é conhecido pela capacidade de regular o processo de inflamação do organismo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a indicação do baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19 no dia 17 de setembro.

O sotrovimab é indicado apenas para pessoas com maior risco de hospitalização. Foram encontrados poucos benefícios para pacientes de menor risco. O anticorpo monoclonal imita a capacidade do sistema imunológico de combater o novo coronavírus. A OMS é contra o uso de plasma convalescente, ivermectina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 independente da gravidade da doença. Fonte: CNN Brasil

*Bahia.ba







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.