Notícias

1 20/01/2022 17:29

‘Política hostil’ dos Estados Unidos e ‘ameaça militar’ são justificativa dada pelo país asiático

A Coreia do Norte sugeriu a retomada de testes nucleares ou de mísseis balísticos de longo alcance, nesta quinta-feira (20), durante uma reunião liderada por Kim Jong-un. A notícia é do Estadão, com informações da agência oficial KCNA.

O país havia suspendido os ensaios nucleares, dando prioridade ao diálogo com os Estados Unidos, mas na reunião do escritório político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores na Coreia do Norte “ordenou ao setor relevante que considerasse rapidamente a questão de retomar”.

Segundo a agência, a medida se deve ao fato de que “a política hostil dos EUA e a ameaça militar atingiram uma linha de perigo que não pode mais ser ignorada”. Ainda de acordo com a publicação, o relatório da reunião analisou as condições na península coreana e apontou “a direção de contramedidas contra os Estados Unidos para o futuro”.

Kim Jong-un havia decretado moratória dos testes de mísseis nucleares e intercontinentais em 2018, mas ameaçou suspender a medida diante do fracasso das negociações com o então presidente americano Donald Trump, em 2019.

O líder norte-coreano rejeita as tentativas de diálogo com o atual mandatário dos EUA, Joe Biden, e no mês passado voltou a afirmar o seu compromisso com a modernização militar de seu país. Diante da retomada dos testes, os Estados Unidos impuseram novas sanções à Coreia do Norte, mas Pyongyang alegou “direito legítimo” de se defender.

“Os Estados Unidos caluniaram nosso Estado e cometeram o ato tolo de tomar cerca de 20 medidas punitivas”, disse a agência oficial KCNA. Na reunião, o escritório político resolveu, por unanimidade, realizar “uma preparação mais completa para um confronto de longo prazo com os imperialistas dos EUA”, além de “aumentar nossa força física para a defesa”.

 

*Bahia.ba







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.