Notícias

1 08/08/2022 07:11


O Dia “D” de mobilização nacional é em 20 de agosto de 2022

Cristina Pita

O Ministério da Saúde promove a partir desta segunda-feira, dia 8, até 9 de setembro desse ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente (menores de 15 anos de idade). 

Nesta campanha as Unidades Federadas e os Municípios terão autonomia para definir as datas de mobilização (Dia D) para a vacinação em conformidade com a realidade local.

A vacinação contra a poliomielite e a multivacinação têm como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, assim como oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal do público- alvo para todas as vacinas recomendadas pelo PNI, elevar as coberturas vacinais e homogeneidade e contribuir para a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade e para a multivacinação, os menores de 15 anos.

A meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Os Clubs Rotary da Bahia, Sergipe e Alagoas se mobilizam contra a pólio

De acordo com informações do governador do Rotary Distrito 4391, Cláudio Canuto, o Brasil está com baixa cobertura vacinal. "Apenas 67% quando o ideal é acima de 95%. As associações médicas e as autoridades de saúde também compartilham desta preocupação. A pólio pode ser evitada pela vacina. Todos os Rotary Clubs do país participam da campanha de alguma forma", disse. 

O governador do Rotary informou ainda que já está mobilizando os rotarianos da Bahia, Sergipe e Alagoas para participarem ativamente da campanha. Canuto sugeriu diversas ações, entre elas, divulgação através das mídias sociais, programas de rádio e TV locais para conscientizar a população; atividades no dia “D”, em 20 de agosto; conscientizar as comunidades sobre a importância da vacinação; Adotar um posto de vacinação, se possível; adotar um posto de vacinação na cidade, entre outras ações de apoio e incentivo à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.

 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.