Notícias

1 01/03/2024 16:42

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na tarde desta sexta-feira (1º), durante conversa com a imprensa, que o consórcio responsável pela construção da ponte Salvador-Itaparica está cumprindo os prazos.

Ele destacou que os responsáveis pela obra não podem reclamar do governo da Bahia, enfatizando que houve um atraso no início do processo por conta da pandemia.

"O consórcio já fez duas sondagens, uma do lado da ilha, em Vera Cruz, outra do lado de São Joaquim, em Salvador. As sondagens foram em terra. Conforme o calendário que o consórcio chinês nos deu, depois das sondagens em terra, serão iniciadas as sondagens em águas rasas e depois profundas”, explicou o governador.

“Eles precisam aderir ao fundo, isso que nós queremos. A empresa não pode se queixar do governo da Bahia, nem do governo federal. Foi feita a licitação pública e eles ganharam. Com a pandemia, paralisou o processo. Depois disso, eles pediram uma correção para retomar o processo. Agora, é o pessoal do consórcio que tem que falar”, completou.

Ponte

A concessionária contratada para a obra deu início, no dia 31 de janeiro, ao processo de sondagem no município de Vera Cruz, coletando amostras do terreno onde serão instalados os pilares. Segundo Jerônimo, essa sondagem representa o primeiro passo para compreender as características do solo e definir a fundação da ponte.

Após a conclusão desse processo inicial, a concessionária deve iniciar a dragagem, uma engenharia responsável por planejar, desenvolver e executar soluções ambientais para remover sedimentos do fundo de corpos hídricos. A previsão de entrega do equipamento para os baianos, conforme estima a concessionária responsável pelas obras, é em 2028.







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.