Já o lema bíblico escolhido para a campanha e extraído do livro do Genesis é: “Deus viu que tudo era muito bom” - Gênesis 1:31
Cristina Pita
A Campanha da Fraternidade de 2025 foi pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus na noite de ontem, segunda-feira (24/3). Entre os convidados a participar da mesa diretora estava o padre Edézio Ribeiro, que explicou o tema central da Campanha da Fraternidade deste ano: 'Fraternidade e Ecologia Integral', cujo objetivo é incentivar a conversão ecológica e a consciência sobre a importância de cuidar do meio ambiente. De acordo com o religioso, o tema nos convida a refletir. 'Um conceito que vai além do meio ambiente, envolvendo a relação entre a natureza, a sociedade e a dignidade humana', disse o pároco da Paróquia Santo Antônio.
Mas o que isso significa na prática? Como viver essa proposta no dia a dia? Em entrevista a Itajay Júnior, padre Edézio ressaltou que a Campanha da Fraternidade está em sua 61ª edição e, neste ano, destaca a necessidade de um compromisso coletivo com a preservação ambiental.
"A defesa do meio ambiente não é apenas um direito social, mas também um princípio divino. A Campanha da Fraternidade, traz a cada ano uma temática social, que interessam a todos. Tratar do meio ambiente, da questão ecológica é importante porque, como diz o Papa Francisco, cuidar da casa comum é um dever e um direito de todos nós e um direito divino, porque foi Deus que criou o esse mundo maravilhoso, essa casa, onde têm lugar para viver e ser feliz”, disse o religioso.
Entenda
Celebrada nacionalmente desde 1964, a campanha da fraternidade, de acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o período da quaresma, em preparação para a Páscoa, com atitudes de oração, jejum e caridade.