Notícias

03/10/2025 10:26

Após a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) abrir um edital de pós-graduação, que prevê cotas para nordestinos e moradores da região Norte e Centro-Oeste, o governador do Estado, Jorginho Mello (PL) reclamou da atitude. Em vídeo publicado nas redes sociais, o político afirmou que o dinheiro de Santa Catarina não é para ser usado por quem é de fora. 

“Por mais que a Udesc tenha autonomia universitária, ela é mantida com dinheiro do Estado. Ou seja, do Catarinense. E é só o que falta, o dinheiro do catarinense ter cota para quem é de fora. Já não basta a gente mandar nosso dinheiro para Brasília, e voltar uma migalha? Nós não vamos aceitar esse absurdo com o dinheiro do Catarinense”, disse o governador. 

Após a publicação do vídeo pelo governador, a universidade emitiu uma nota afirmando seguir todas as medidas de inclusão, vigente na legislação. A faculdade ainda declarou que continuará avançando com políticas de inclusão. “Essa prática não corresponde a uma política institucional da Udesc e não deverá constar em futuros processos seletivos da Universidade”. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jorginho Mello (@jorginhomello)

 

 
 
 
 
 
 
 
 

“Dos mais de 12 mil alunos matriculados, cerca de 67% nasceram em Santa Catarina e, quando considerados também os residentes no estado, esse percentual se aproxima de 80%. Portanto, quatro em cada cinco estudantes da universidade são catarinenses, valorizando também a cooperação acadêmica nacional e internacional”, afirmou em nota. 

Além do da reserva de vagas voltadas para nordestinos, o edital, voltado para pós-graduação em  Música, do Centro de Artes, prevê reserva de quatro vagas para ampla concorrência. Três para pretos e pardos, e dois para indígenas, quilombola, transsexuais e pessoas com deficiência.

 







RedeRBR
Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.