Notícias

06/03/2026 14:44

O trio elétrico agora é oficialmente considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador. O reconhecimento foi estabelecido pela Lei nº 9.948/2026, sancionada pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na quinta-feira, 5.

A nova legislação formaliza o reconhecimento de um dos principais símbolos da cultura da capital baiana, especialmente associado ao Carnaval de Salvador. Com a norma, o trio elétrico passa a integrar oficialmente o conjunto de bens culturais protegidos pela cidade.

e acordo com o texto da lei, caberá a Fundação Gregório de Mattos (FGM) adotar as medidas necessárias para garantir o cumprimento da norma. Entre as ações previstas estão iniciativas de reconhecimento, preservação e valorização da tradição cultural associada ao trio elétrico.

 O que muda?

Apesar do reconhecimento oficial, a lei não altera regras de funcionamento do carnaval, da circulação dos trios ou da organização da festa. O principal efeito da medida é institucionalizar o trio elétrico como patrimônio cultural da cidade e reforçar a importância histórica desse elemento para a identidade cultural soteropolitana.







RedeRBR
Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.