Notícias

1 02/06/2020 15:24

Um boletim divulgado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste na segunda-feira (1º/6) aponta que Salvador está no limite para uma recomendação pela implementação de um lockdown, a restrição obrigatória de circulação das pessoas em lugares públicos, exceto para a realização de atividades essenciais, como ir em farmácias, supermercados e hospitais.

Para auxiliar os gestores da região Nordeste na tomada de decisão sobre a flexibilização, o Comitê Científico criou uma tabela que avalia a tensão sobre o sistema de saúde, a situação local da epidemia, além do isolamento social e a influência geográfica de cada município. As cidades analisadas foram distribuídas entre três faixas.

A verde abre a possibilidade da flexibilização do isolamento, enquanto a vermelha indica a necessidade de um lockdown. Com o acréscimo de 4.854 novos casos em duas semanas, Salvador está na categoria amarela, o que significa uma situação de alerta. 2
 
“No boletim 7, Salvador estava com 80% dos leitos de UTI ocupados, subiu para 88%, mas caiu novamente e ficou no limiar de uma indicação de lockdown total. O aumento dos leitos reduziu a taxa de ocupação, mas os números continuam crescendo. Teve um aumento de 117% em duas semanas, mais do que dobrou o número de casos nesse período. Os casos ainda estão subindo”, alertou o neurocientista Miguel Nicolelis, que coordena o Comitê Científico do Consórcio Nordeste.

O boletim tem como ponto principal recomendar que as medidas de isolamento social ainda não devem ser relaxadas nos municípios da região Nordeste do país. Na última segunda-feira, o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou a prorrogação até o próximo dia 15 da proibição de funcionamento de shoppings, teatros, academias de ginástica e cinemas, a interdição das praias e também da realização de aulas presenciais em unidades de ensino. Açougues, concessionárias e outros estabelecimentos foram liberados para abrir as portas.

Com a prorrogação, Salvador chegará a quase três meses com medidas restritivas em vigor. O período é longo, mas Nicolelis destaca que é preciso manter o rigor para evitar a prolongação do período de ascensão da curva de novos casos de coronavírus.

“Se você flexibiliza no meio da subida da curva, você só vai retardar o pico. Veja o que acontece nos Estados Unidos, estão esperando um novo pico em dez dias. Começaram a flexibilizar antes da hora, em vários lugares, teve o feriado muito grande no ponto que começa o verão americano. Estão muito preocupados. Daqui uma semana começa outro pico de casos. A mesma lógica funciona aqui. É a dinâmica do vírus. Em uma guerra você tem que pensar na dinâmica do inimigo, e não em seus desejos e suas expectativas. Tem que pensar como o vírus se comporta”.

Outros municípios preocupam
 
Salvador não é a única cidade com uma avaliação no boletim do Comitê Científico. O documento aponta que Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro e Itabuna possuem um quadro que motiva preocupação. A recomendação é de que os quatro municípios disponibilizem dados de ocupação de leitos com mais frequência para a emissão de orientações mais precisas.
 
Em Itabuna, o boletim aponta um crescimento de 121% em duas semanas, com o registro de 430 novos casos de coronavírus. Em Feira de Santana o crescimento foi de 185%, com 239 pessoas que receberam o diagnóstico positivo no período. No município de Vitória da Conquista, foram 53 novos casos, o que representa um aumento de 108%. Já Juazeiro notificou 23 infectados em 14 dias, um crescimento de 191%.

“São números bem preocupantes, que não justificam uma abertura. Qualquer coisa, o isolamento social tem que ficar mais rígido nessas localidades. É o oposto”, disse Nicolelis.

 

*G1

*G1
 
A assessoria de imprensa da prefeitura de Itabuna comunicou que as medidas restritivas seguem em vigor, inclusive com endurecimento de alguns decretos, como o toque de recolher, que agora é válido das 18h às 5h. Também serão realizadas no município ações de conscientização e testagem em massa por bairros. Atualmente Itabuna dispõe de 18 leitos de UTI, sendo 15 adultos e três pediátricos, e 78 leitos clínicos. Em Feira de Santana o comércio também segue fechado. A prefeitura decidiu prorrogar por uma semana os decretos que impedem a abertura de lojas.
 







Rua Tiradentes, 30 – 4º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.430-180
Tel.: (75) 3631-2677 | 3631-2924 | 3631-9500 | 9 9711-6971 (Whatsapp) - Definitivamente a melhor.
© 2010 - Rádio Andaiá FM - Todos os direitos reservados.